Powered By Blogger

Manifestações no Brasil - parte 2

Demorei muito pra fazer esse post por falta de tempo mesmo. Mas vamos lá...
Assim como em várias cidades de todo o país, aqui em Uberlândia também teve sua manifestação, sua reivindicação. A movimentação pelo facebook estava imensa e só se falava desse assunto. Estavam todos ansiosos e queriam deixar a sua marca na história. Confesso que não "botei muita fé" na quantidade de pessoas que disse que compareceriam ao local. E ,surpreendentemente, compareceram em torno de 50 mil pessoas.
Foi algo magnifico, bonito de se ver. Na verdade, foi lindo mesmo. Aquela quantidade de pessoas em uma passeata e depois parada na frente da prefeitura. Foi inclusive uma das manifestações mais pacíficas, eu creio.
Mas, pelo pouco que presenciei, pois cheguei no fim já, percebi que não tinha um movimento ali. Não tinha uma pauta, não tinha nada. Muitos com cartazes reivindicando coisas básicas e genéricas, sem nenhuma especificidade. Muitos falavam da PEC-37, mas sequer sabiam do que se trata e do que mudaria se fosse aprovada. Foi muito modinha, a verdade é essa.
Não estou querendo desmerecer o movimento, muito pelo contrário, acredito que é necessário. E foi de certo modo efetivo. Em vários lugares a passagem foi reduzida, inclusive aqui, e a tão comentada PEC-37 foi votada e recebeu seu game-over. Que para mim, foi a maior conquista até agora. E isso só foi possível pela força do povo, sim. Mas o que me preocupa é a falta de perspectiva e os rumos que a manifestação vem tomando.
Não adianta pedir por educação, por saúde, pela redução da passagem. O que precisa é ter uma pauta clara e objetiva. Querem educação, mas o que deve ser feito para isso? Melhorar salário dos professores? Melhorar a infra-estrutura das escolas? Garantir que todos tenham material escolar (me lembro que no curto período que estudei na escola pública não tinha livros para todos e tínhamos de revezar)? Fora aquele lance de que aluno de escola pública não pode bombar, pois isso prejudica muito a educação.
E na saúde, o que precisa ser feito? Aumentar os postos? Mais médicos por unidade? Mais remédios? Mais infra-estrutura?
E no transporte público, será que é só a passagem? Acho que tem coisas muito mais importantes do que simplesmente reduzir a passagem, como por exemplo, aumentar as rotas e quantidade de ônibus. Quem anda ou já andou, sabe que os ônibus são cheios e alguns lugares demoram tanto, mas tanto, que você pode  perder um compromisso.
Desse modo, se quereremos mudanças efetivas, devemos propor medidas objetivas. Se não, a probabilidade de "ficar só na promessa", aumenta muito. E para garantir isso, precisa sim de uma liderança. Precisa de um representante para negociar as medidas. E nada melhor do que os partidos, sim, os partidos. Esse negócio de manifestação apartidária é balela. Não existe, a não ser que queira voltar para os anos de ditadura e repressão, onde partidos eram extintos. A propósito, nada melhor do que a oposição para garantir que tudo seja cumprido.
O brasileiro busca por mudanças e o fato da classe média/alta ir para as ruas já é um avanço. Mas com tamanho egoísmo e medo de uma liderança prejudica o movimento. E não adianta colocar qualquer um na liderança, uma pessoa engajada em um partido teria muito mais experiência para fazê-lo.
Desse modo, acho que enquanto não definir uma pauta e as pessoas forem para as ruas apenas para aparecer e postar fotos no facebook, ou ser apenas flatus vocis em meio a multidão, não existe movimento algum. E um representante é necessário, sim. Vamos acordar, só que de verdade, pois por enquanto, apenas abrimos um olho....

Nenhum comentário:

Postar um comentário