Powered By Blogger

Esses políticos corruptos...

A política no Brasil é um tanto quanto complexa. De um lado temos brasileiros que pouco ou nada entendem do assunto e, de outro, temos políticos que aproveitam dessa situação.
Diante de vários casos de mensalão e desvios de milhões de reais, é comum ouvirmos comentários do tipo: Todo político é corrupto, ladrão e não presta. Mas, será mesmo que a culpa do "Brasil não ir para frente" é dos políticos? Ou será nossa? Afinal, só estão no comando porque vivemos em uma democracia e, portanto, votamos.
Repare que o voto é uma consequência da democracia e não causa dela, como muitos pensam. Democracia é quando você pode exercer a cidadania. Você tem que cobrar as propostas, participar ativamente da política, afinal, como afirma Aristóteles, o homem é um animal político.
Mas, o que accontece é que quem vota no candidato eleito, não cobra. E quem não vota, tenta "tirar o corpo fora" e dizer que não tem culpa, quando na verdade, deveria "vestir a camisa" e fazer acontecer. Só é fácil roubar porque o brasileiro é cômodo e não luta por seus direitos.
Além do mais, a política - ou os políticos - são meros reflexos da nossa sociedade. A culpa é nossa quando furamos a fila do banco, não cedemos lugar no ônibus para o idoso e damos um jeitinho pra tudo ser como queremos e da maneira mais fácil. É o famoso jeitinho brasileiro, que enquanto for valorizado, a política também não mudará.
Que tal pararmos de reclamar e mudarmos nossas atitudes? Pode ser aos poucos, pois, pequenas atitudes, quando em conjunto, fazer toda a diferença.
Gandhi nos ensina isso perfeitamente....

Um comentário:

  1. Ah o jeitinho brasileiro para tudo que é "esperteza" entenda-se levar a melhor e o outro que se dane. beijos!

    ResponderExcluir