Powered By Blogger

Geração facebook: o que estamos nos tornando?

Há algum tempo, venho reparando sobre as postagens que aparecem no meu feed de noticias do facebook. A cada dia fico mais...chocada com o que leio. Isso vai desde falsos moralismos, falsos conhecimentos políticos, falsos tudo...
Uma das publicações que mais me chamou a atenção foi uma reportagem de um garoto que espancou um cachorro e foi espancado na rua por isso. O ato contra o animal foi extremamente cruel, mas NADA justifica fazer o mesmo com o rapaz. Vejo tantos usando argumentos bíblicos e a Lei de Talião do "olho por olho e dente por dente", mas esquecem que Jesus pregou o "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Se é pra usar a fé, que a utilize de forma coerente.

Outro fato foi a de um estuprador que foi estuprado na cadeia, e novamente vários comentários justificando o ato contra o detento. Ironicamente, a uma semana atrás do ocorrido, todos usavam a hashtag #ninguémmereceserestuprado. NINGUÉM.
Quanta hipocrisia!!
Como se não bastasse, agora surge uma nova página que aumenta o número de seguidores absurdamente rápido. A famosa TV Revolta, que dissemina o ódio e aponta a corrupção como sendo basicamente de um único partido, o PT. E novamente, o que mais me assusta são os comentários. Muito mais do que as postagens da própria página. A quantidade de pessoas que acreditam ser o PT a causa de todos os problemas do país e sequer pesquisam sobre os governos anteriores. Alguns defendem inclusive a ditadura militar, ao invés da "ditadura comunista do PT".
Ia dizer que todos sabem, mas não, não sabem que os tempos de ditadura foram os de maior censura e de maior perseguição politica. Jornalistas da oposição eram perseguidos, torturados e mortos. Várias famílias tiveram parentes desaparecidos ou exilados. Mas tudo isso é bem melhor que o comunismo da Dilma. Comunismo com ajuda de capital estrangeiro, com privatizações e as elites é quem comandam o país. Parece outra coisa...
Além disso, percebo que os 3 milhões de seguidores da página realmente acreditam que estão mudando o país ao ficarem sentados na cadeira compartilhando suas "ideologias", falando mal da Dilma, do PT, da Globo e #nãovaitercopa.
Outro dia fui obrigada a ler: "Ao invés de nos preocuparmos com #nãovaitercopa, é muito mais útil #nãovaiternovela e #nãovaiterbbb. Aliás, #nãovaiterglobo".
Agora sim, eu vejo melhoras e o Brasil vai pra frente né. Todos os problemas resolvidos. Rs.
 Muitas pessoas querem discutir política, querem se mostrar entendidos do assunto e para isso postam revoltas absurdas no facebook. Aliás, esse vem sendo o único meio de "informação" dessas pessoas. Tudo que é postado, acreditam, disseminam, falam mal do governo e pagam de cultos apenas para ganharem curtidas. Não buscam a veracidade das informações antes de compartilhar e isso se torna viral, e é aí que está o problema. Para desfazer a mentira para todos é quase impossível.
Se querem postar sobre política no facebook e mostrar que é inteligente, pesquise e estude. Não saia acreditando em tudo na sua timeline.
Pensei em bloquear as postagens de muitos amigos, mas Voltaire ficaria chateado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário